27º Domingo do Tempo Comum
08/10/2023 - Cor Litúrgica: Verde
Oração: Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, o sacrifício que instituístes e, pelos mistérios que celebramos em vossa honra, completai a santificação dos que salvastes. - Oração sobre as oferendas
Gradual Romano
Antífona de Entrada: “Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo!" (cf. Missal Romano Est 1, 9. 10. 11)
- Cantando Antífonas
- Emerson Firmino
- Fernando C. Lapa
- Marcela Buback
- Mosteiro de São Bento (Vinhedo/SP)
- Fr. Wanderson Luiz de Freitas, O.Carm.
Antífona de Ofertório: “Havia, na terra, um homem chamado Jó: era íntegro e reto, temia a Deus. Satanás saiu da presença do Senhor e feriu Jó com chagas malignas, desde a planta dos pés até o alto da cabeça." (cf. Bíblia CNBB Jó 1, 1.2.7)
Antífona de Comunhão: “Desfaleço pela vossa salvação, vossa palavra é minha única esperança! Quantos dias restarão ao vosso servo? E quando julgareis meus opressores? Todos os vossos mandamentos são verdade; quando a calúnia me persegue, socorrei-me!" (cf. Liturgia das Horas Sl 118, 81.84.86)
Gradual Simples
Missa VII
Antífona de Entrada: “Vós que habitais nos altos céus, tende piedade de nós” (cf. Liturgia das Horas Sl 122(123), 1.3)
Antífona de Ofertório: “Felizes os que temem o Senhor!" (cf. Liturgia das Horas Sl 127(128), 1)
Antífona de Comunhão: “Vós nos destes os vossos mandamentos para serem fielmente observados” (cf. Liturgia das Horas Sl 118(119), 4)
Hinário Litúrgico CNBB
Sugestões de Entrada:
Senhor, em tuas mãos
(Hinário Litúrgico fascículo 3 - pág. 127)
Vamos, irmãos, louvar o Senhor (Hinário Litúrgico fascículo 3 - opcional - pág. 321)
Sugestões de Ofertório: Bendito, sejais, Senhor (Hinário Litúrgico fascículo 3 - Ano C - pág. 193)
Sugestões de Comunhão:
- Ó Pai, somos nós esta vinha (Hinário Litúrgico fascículo 3 - pág. 258-259)
Comunhão (Antífonas do Missal):
Salmo - Sl 79(80),9.12.13-14.15-16.19-20 (R. Is 5,7a)
R.: A vinha do Senhor é a casa de Israel.
Arrancastes do Egito esta videira, * e expulsastes as nações para plantá-la; até o mar se estenderam seus sarmentos, * até o rio os seus rebentos se espalharam. R.
Por que razão vós destruístes sua cerca, * para que todos os passantes a vindimem, o javali da mata virgem a devaste, * e os animais do descampado nela pastem? R.
Voltai-vos para nós, Deus do universo! † Olhai dos altos céus e observai.* Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; * protegei-a, e ao rebento que firmastes! R.
E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! * Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, † e sobre nós iluminai a vossa face!* Se voltardes para nós, seremos salvos! R.