Festa do Batismo do Senhor
08/01/2024 - Cor Litúrgico: Branco
Quando a Solenidade da Epifania é transferida para o domingo, dia 07 ou 08 de janeiro, a festa do Batismo do Senhor celebra-se na segunda-feira seguinte.
“Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo Cristo batizado no rio Jordão, e descendo sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso dileto Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor.” - Oração Coleta
Gradual Romano
Antífona de Entrada: Vós amais a justiça e odiais a maldade. É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo, deu-vos mais alegria que aos vossos amigos. (cf. Liturgia das Horas Sl 44, 8)
Antífona de Ofertório: Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! Aleluia, aleluia. (cf. Liturgia das Horas Sl 117, 26.27a)
- Pe. José Weber, SVD
- Pe. Manuel Luís
- Marcela Buback
- Marcela Buback (2ª Opção)
- Ir. Miria T. Kolling
- Mônica Siqueira
Antífona de Comunhão: Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo, aleluia. (cf. Biblia CNBB Gal 3, 27)
Gradual Simples
Antífona de Entrada: O Espírito do Senhor encheu o universo. Aleluia (cf. Missal Romano (Missa do Dia de Pentecostes) Sab 1, 7)
- Pe. António Ferreira dos Santos
- José Sérgio Faria
- Manuel Simões
- Marcela Buback
- Reginaldo Veloso
- Fr. Wanderson Luiz Freitas, O.Carm.
Antífona de Ofertório: O Espírito do Senhor encheu o universo. Aleluia (cf. Missal Romano (Missa do Dia de Pentecostes) Sab 1, 7)
- Pe. António Ferreira dos Santos
- José Sérgio Faria
- Manuel Simões
- Marcela Buback
- Reginaldo Veloso
- Fr. Wanderson Luiz Freitas, O.Carm.
Antífona de Comunhão: Vós amais a justiça e odiais a maldade. É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo, deu-vos mais alegria que aos vossos amigos. (cf. Liturgia das Horas Sl 44, 8)
Hinário Litúrgico CNBB
Sugestões de Entrada: Quem não renascer da água (Hinário Litúrgico CNBB fascículo 1 - pág. S.34)
O Senhor é meu pastor (Hinário Litúrgico CNBB fascículo 2 - pág 23 - conforme indicação do hinário litúrgico fascículo 1 pág. S.54)
O Senhor dos que combatem (Hinário litúrgico CNBB fascículo 1 - pág. S.3)
Batizado Jesus no Jordão (Delphim Rezende Porto e Pe. José Weber, SVD)
Sugestões de Ofertório: Nas terras do Oriente (Hinário Litúrgico CNBB fascículo 1 - pág. 82)
Nas águas do Jordão (CD Liturgia V - Natal)
Sugestões de Comunhão: A minh’alma tem sede de Deus (Hinário Litúrgico CNBB fascículo 2 - pág. 30 - conforme indicação do hinário litúrgico fascículo 1 pág. S.54)
Porque eterno é seu amor por nós (Hinário Litúrgico CNBB fascículo 1 - pág. S.17)
Quando o povo de Deus cativo (Hinário Litúrgico CNBB fascículo 2 - pág. 45-46 - conforme indicação do hinário litúrgico fascículo 1 pág. S.54)
Então da nuvem luminosa (Hinário Litúrgico CNBB fascículo 2 - pág. 31 | CD Festas Litúrgicas IV)
Salmo - Sl 28(29), 1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R. 11b)
R.: **Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo! **
Filhos de Deus, tributai ao Senhor, * tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; * adorai-o com santo ornamento! R.
Eis a voz do Senhor sobre as águas, * sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! * Eis a voz do Senhor majestosa. R.
Sua voz no trovão reboando! * No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, * o Senhor reinará para sempre! R.