Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
16/06/2023 - Cor Litúrgica: Branco
Oração: Deus de bondade, que no Coração do Vosso Filho, ferido pelos nossos pecados, nos abristes os tesouros infinitos do vosso amor, fazei que, prestando-lhe a homenagem fervorosa da nossa piedade, cumpramos também o dever de uma digna reparação. - Oração Coleta
Nesta Sexta-feira, 16/06, não se abstém de Carne. Celebra-se as I Vésperas e a II Vésperas, ou seja, celebramos desde quinta à noite esta Solenidade.
Gradual Romano
Antífona de Entrada: “Eis os pensamentos do seu coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de pernúria” (cf. Missal Romano Sl 32, 11.19)
![[06. Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor#^9dd4d6]]
- Angelo La Serra
- Gilson Celerino
- Pe. José Alves
- Mosteiro da Abadia da Ressurreição
- Fr. Wanderson Luiz Freitas, O.Carm.
Antífona de Comunhão: “Um dos soldados abriu-lhe o lado com a lança, e logo correram sangue e água.” (cf. Missal Romano Jo 19, 34) | “Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.” (cf. Bíblia CNBB Lc 15, 10)
- Angelo La Serra
- Franco Berettini
- Gradual Simples em Vernáculo
- Thiago Choquetta
- Mônica Siqueira
- Marcela Buback
Gradual Simples
Antífona de Entrada: “Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração” (cf. Bíblia CNBB Mt 11, 29)
Antífona de Ofertório: “Sinto o coração esmagado no peito, os ossos desconjuntados” (cf. Bíblia CNBB Jr 23, 9a)
Antífona de Comunhão: “Um dos soldados abriu-lhe o lado com a lança, e logo correram sangue e água.” (cf. Missal Romano Jo 19, 34)
Hinário Litúrgico CNBB
Sugestões de Entrada: De geração em geração (Hinário Litúrgico CNBB fascículo 3 - pág. 267(Ed. 2019 ANO A))
Sugestões de Ofertório: A vós, Senhor, apresentamos estes dons (Hinário Litúrgico CNBB fascículo 3 - pág. 270(Ed. 2019 ANO A))
Sugestões de Comunhão: Venha a mim quem ‘sta cansado (Hinário Litúrgico CNBB fascículo 3 - pág. 271(Ed. 2019 ANO A))
Salmo - Sl 102(103),1-2.3-4.6-7.8.10 (R. 17)
R.: O amor do Senhor Deus por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor,* e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor,* não te esqueças de nenhum de seus favores! R.
Pois ele te perdoa toda culpa,* e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida* e te cerca de carinho e compaixão. R.
O Senhor realiza obras de justiça* e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés,* e aos filhos de Israel, seus grandes feitos. R.
O Senhor é indulgente, é favorável,* é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas,* nem nos pune em proporção às nossas culpas. R.